PRÁTICA CURRICULAR III

23/03/2016 11:18

PLANO DE ENSINO

 

1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina:

PRÁTICA CURRICULAR DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA III

Semestre: 3º

Créditos: 0.2.0.0.0

Carga Horária:  30 Horas

Período Letivo: 2016/1

Docente Responsável:  Carmen Silvia Ballerini

     
 

 

 

2. EMENTA

 

Estudo sobre o trabalho pedagógico superador, nos diferentes campos de atuação, nos espaços educativos não escolares, de formação humana e de desenvolvimento de políticas públicas na saúde, lazer, treino esportivo. Problematização destes campos de trabalho, considerando as necessidades humanas.

 

3. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 

Geral

Desenvolver a prática pedagógica em uma perspectiva interdisciplinar contribuindo com a compreensão e a reflexão das práticas das diferentes disciplinas e suas relações com os conteúdos aplicados e discutidos durante o semestre letivo.

 

Específicos

·         Possibilitar o estudo sobre o trabalho pedagógico em diferentes campos de atuação da educação física;

·         Desafiar os alunos através de situações-problema referente à prática-pedagógica em diferentes espaços educativos a fim de compreensão e superação;

·         Refletir sobre o processo de desenvolvimento do ser humano, em seus diferentes estágios e o trabalho superador da educação física;

·         Experimentar o fazer coletivo da pesquisa com o intuito de ampliar os conhecimentos e, subsidiar aas discussões centrais das disciplinas envolvidas;

·         Reconhecer diferentes práticas metodológicas, ações e intervenções pedagógicas dentro de diversos espaços de aprendizagem;

·         Discutir sobre o papel do professor de educação física como agente facilitador/e ou/complicador do processo de aprendizagem e sua ação educativa;

·         Possibilitar situações de discussão visando estimular no aluno uma postura crítica investigativa frente à docência.

 

 

4. METODOLOGIA

 

O conhecimento será tratado metodologicamente favorecendo a compreensão dos princípios da lógica dialética materialista: totalidade, movimento, mudança, qualidade e contradição.

Os procedimentos devem ser ações com o intuito de dar aos alunos chances de opinarem, discutirem e transformarem a direção social num processo, dinâmico consciente e contínuo, propiciando a relação entre conteúdo, temas e metodologias e a sua aplicação na prática pedagógica.

As aulas serão organizadas com base na proposta do ensino reflexivo, contendo:

·         Construção de projeto a partir das Vivências em grupo;

·         Pesquisa a campo/ coleta de dados

·         Análise e Sistematização dos dados

·         Elaboração de relatório de pesquisa

·         Seminário de exposição de resultados

 

 

5. RECURSOS DIDÁTICOS

 

Grupo de estudo virtual utiliza TIC (tablet, celular, computador, notebook) para comunicação instantânea (SMS, Whats app, e-mail, etc);

Vídeos técnicos

Recursos midiáticos (jornal, internet, tv, rádio, etc)

Livros, textos e artigos científicos;

Recursos audiovisuais,

Recursos para registro e organização de informações e dados

 

 

 

6. AVALIAÇÃO

 

A avaliação do desempenho acadêmico será feita por meio de acompanhamento contínuo do discente e dos resultados por ele obtidos portanto, será  processual/formativa, através da participação nas aulas, entrega de relatórios, interesse, frequência, cooperação, pontualidade, responsabilidade, motivação, companheirismo, respeito. 

A avaliação será realizada de acordo com a observação dos professores e coordenador de grupos, tendo em vista objetivos elencados nas respectivas propostas, podendo establecer alguns criterios a serem avaliados, quais sejam: envolvimento e clareza no desenvolvimento de cada etapa de atividade; capacidade de argumentação; análise crítica e fundamentação teórica em todas as disciplinas envolvidas; organização do trabalho: observando normas científicas, sequencia lógica, norma culta; nível de compreensão: capacidade de relacionar a teoría a realidade vivenciada na pesquisa, fazendo articulação entre teoria-pratica.

 

 

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

.

1.    Divisão de grupos e temas por áreas e disciplinas envolvidas na prática curricular;

 

2.    Análise de textos, artigos e obras para catalogação por tema, identificando o referencial teórico adequado para suporte nas observações;

 

3.    Pesquisa a campo: coleta de dados para desenvolvimento da pesquisa, que poderá utilizar-se de intervenções diretas, descrições, análise documental, entrevistas e/ou questionários, observações;

 

4.    Análise, interpretação e elaboração de questão-problema, relacionando a temática proposta pela disciplina ao tema da pesquisa (encaminhamentos da investigação)

 

5.    Sistematização dos dados coletados e análise de resultados;

 

6.    Elaboração do “Relatório Final da Atividade Interdisciplinar”;

 

7.    Construção das partes comuns da pesquisa: Apresentação, Considerações Finais e Referências;

 

8.    Seminário para exposição de resultados;

 

9.    Entrega de Relatório.

 

 

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Básica

 

BAGRICHEVKI, Marcos (et all). A saúde em debate na educação física. Vol. 2. Blumenau: Nova letra, 2006.

FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe (orgs.). Educação Física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2007.

LINDEMBERG, Nestor. Os esportes: traçado e técnica construtiva dos campos esportivos. São Paulo: Cultrix; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1976.

NAHAS, Markus Vinicius. Fundamentos da aptidão física relacionado à saúde. Florianópolis (SC): Editora da UFSC, 1989. 74p.

RIBEIRO, Fernando Telles. Novos espaços para esporte e lazer: planejamento e gestão de instalações para esporte, educação física, atividade física e lazer. 1ª ed. São Paulo: Ícone, 2011.

 

Complementar

 

ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. (Coleção educação física e esportes). Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

LOVISOLO, Hugo. Atividade física, educação e saúde. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

MATIELLO JÚNIOR. Edgard; CAPELA, Paulo; BREILH, Jaime (orgs.). Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde.  Florianópolis: Copiart, 2010. 200p.

MIRANDA, Sérgio Amaral; ABRANTES, Fernanda. Ginástica para gestante. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

STOPPA, Edmur Antonio. Gestão de esporte e lazer: análise dos espaços e equipamentos de esporte recreativo e de lazer em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. São Paulo: Plêiade, 2011.137p.

 

 

9. DATA DE EMISSÃO

10. TERMO DE HOMOLOGAÇÃO

 

Diamantino – MT, 17 de março de 2016.

 

 

 

__________________________________

Carmen Silvia Ballerini

 

Plano de Ensino Aprovado pelo Colegiado do Curso em reunião do dia ___ / ____ / _____.

 

 

___________________________________

Presidente do Colegiado de Curso

 

 

 

 

ANEXO

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PREVISTAS

 

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

TAREFAS

DATAS

Construção do tema gerador; divisão dos grupos e sorteio dos orientadores

22/03 a 29/03

Período destinado para definição, juntamente com o orientador, dos objetivos, problematização, local de coleta de dados, dentre outros.

29/03 a 09/04

Pesquisa à campo

19/04 a 26/04

Entrega de relatórios

07/06

Seminário

14/06

Entrega de relatórios correção pós apresentação

21/06

Fechamento da disciplina

28/06

 

 

TOTAL: 30 horas/aula

O calendário poderá ser alterado e está aberto a possíveis sugestões.

—————

Voltar